Brasil independente, cidadãos livres? O 7 de Setembro e a cidadania ainda inacabada

Um país pode tornar-se politicamente independente em uma data. A liberdade de seus cidadãos, porém, precisa ser construída todos os dias.
O 7 de Setembro ocupa um lugar singular na memória pública brasileira. É uma data cercada por símbolos, cerimônias e narrativas sobre o nascimento da nação. Em 1822, a ruptura política com Portugal marcou a constituição do Brasil como Estado soberano. Mais de dois séculos depois, entretanto, a celebração da independência continua a provocar uma pergunta que ultrapassa o acontecimento histórico: a independência do país tornou livres todos os seus cidadãos?
A resposta exige distinguir duas ideias que frequentemente aparecem como se fossem equivalentes. A independência política diz respeito à capacidade de um Estado conduzir seus próprios destinos sem subordinação a outra potência. A cidadania democrática envolve as condições pelas quais as pessoas participam da vida coletiva, exercem direitos, influenciam decisões e podem desenvolver seus projetos de vida com dignidade. Um Estado pode ser formalmente soberano e, ainda assim, abrigar relações profundamente desiguais de poder.
O Estado tornou-se independente antes que todo o povo se tornasse cidadão.
A liberdade que não chegou para todos
A Independência de 1822 não encerrou a escravidão. O Brasil permaneceu escravista até 1888, e a abolição não foi acompanhada por políticas capazes de assegurar terra, educação, trabalho digno e inclusão política à população liberta. A nacionalidade brasileira também não significou participação política universal. Durante grande parte de nossa história, renda, gênero, alfabetização e posição social definiram quem podia ser ouvido. O direito de voto das mulheres somente foi reconhecido em âmbito nacional pelo Código Eleitoral de 1932.
Esses marcos não diminuem a relevância da Independência. Eles mostram, porém, que a liberdade proclamada no plano do Estado não se distribuiu automaticamente pela sociedade. A formação do Brasil independente conviveu com estruturas herdadas do período colonial: concentração de terra e renda, hierarquias raciais, poder político restrito e profundas desigualdades regionais.
Florestan Fernandes analisou como a integração da população negra à sociedade de classes ocorreu de modo excludente, preservando desigualdades produzidas pela ordem escravista. José Murilo de Carvalho mostrou que a cidadania brasileira foi construída por caminhos descontínuos, nos quais direitos civis, políticos e sociais nem sempre avançaram juntos. Lilia Schwarcz chama atenção para o autoritarismo persistente em nossa formação social. Milton Santos, por sua vez, ajuda a perceber que o acesso efetivo a direitos também depende do território: serviços, oportunidades e poder não se distribuem igualmente pelo espaço brasileiro.
A independência, vista dessa perspectiva, deixa de ser apenas um episódio concluído e passa a revelar uma promessa ainda em disputa.
Soberania popular e autonomia
Jean-Jacques Rousseau associou a legitimidade política à soberania do povo. Um governo não é legítimo simplesmente porque controla um território; ele precisa expressar uma vontade política formada entre cidadãos livres e iguais. A Constituição de 1988 acolhe esse princípio ao afirmar que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.
Esse enunciado transforma a independência nacional em uma questão democrática. Se o poder pertence ao povo, cidadania não pode significar apenas possuir um documento, votar periodicamente ou obedecer às leis. Ela pressupõe a possibilidade real de compreender os assuntos públicos, formar convicções, manifestar-se, organizar-se e cobrar responsabilidade daqueles que governam.
Immanuel Kant definiu o esclarecimento como a saída de uma condição de menoridade, isto é, da incapacidade de usar o próprio entendimento sem a direção de outra pessoa. Sua defesa da autonomia permanece atual em uma sociedade atravessada por propaganda, desinformação e decisões automatizadas. Paulo Freire acrescenta uma dimensão decisiva: ninguém se emancipa apenas recebendo informações. A educação para a liberdade exige leitura crítica do mundo, diálogo e consciência de que a realidade pode ser transformada.
Uma cidadania autônoma, portanto, depende tanto da liberdade de pensar quanto das condições para aprender a pensar. Sem educação de qualidade, pluralidade informativa e espaços de debate, a soberania popular corre o risco de permanecer apenas formal.
Ser livre exige mais do que não ser impedido
Isaiah Berlin tornou conhecida a distinção entre liberdade negativa e liberdade positiva. A primeira protege uma esfera na qual a pessoa não deve sofrer interferências indevidas. A segunda se relaciona à capacidade de orientar a própria vida. A distinção é útil porque mostra que direitos individuais são indispensáveis, mas sua existência no papel não elimina obstáculos materiais à liberdade.
Amartya Sen aprofunda essa questão ao compreender o desenvolvimento como expansão de liberdades reais. Não basta perguntar quais direitos uma pessoa possui formalmente; é necessário considerar o que ela efetivamente consegue fazer e ser. Fome, pobreza, violência, discriminação e ausência de acesso à educação ou à saúde restringem escolhas tão concretamente quanto uma proibição jurídica.
T. H. Marshall também descreveu a cidadania como articulação de direitos civis, políticos e sociais. Esses direitos se sustentam mutuamente. A liberdade de expressão perde alcance quando parte da população não tem condições de participar do debate. O direito ao voto se enfraquece quando a desigualdade converte poder econômico em capacidade desproporcional de influência. Direitos sociais, por sua vez, não substituem a liberdade política: oferecem condições para que ela seja exercida.
O desafio brasileiro não é escolher entre liberdade e igualdade. É compreender que uma democracia precisa das duas. A liberdade sem condições mínimas pode ser inacessível para muitos; a igualdade sem proteção das liberdades pode converter-se em coerção.
A cidadania acontece no espaço público
Para Hannah Arendt, a liberdade política se realiza quando as pessoas aparecem umas diante das outras, falam e agem em comum. Alexis de Tocqueville percebeu nas associações civis uma escola prática de democracia: ao se reunir em torno de problemas compartilhados, o cidadão aprende a cooperar, divergir e limitar o isolamento individual. Jürgen Habermas, ao pensar a esfera pública, destaca a importância de processos comunicativos nos quais decisões possam ser submetidas a razões, críticas e revisão.
Essas contribuições lembram que cidadania não é condição passiva. Ela vive em conselhos, movimentos, escolas, universidades, associações, imprensa, eleições e conversas públicas. Depende do direito de discordar e também da disposição de escutar. Requer instituições que aceitem fiscalização, protejam minorias e permitam que demandas sociais cheguem aos centros de decisão.
Patriotismo democrático, nesse sentido, não é silêncio diante dos problemas do país. Criticar desigualdades, exigir direitos e defender instituições não representa rejeição à nação. É uma forma de participar de sua construção.
Independência no século XXI
As condições contemporâneas ampliam o significado da soberania. Países continuam dependentes de recursos econômicos e decisões geopolíticas, mas também de infraestruturas digitais, plataformas, dados, capacidade científica e domínio tecnológico. Algoritmos privados influenciam o que vemos, como nos informamos e quais vozes alcançam maior circulação. A dependência tecnológica pode afetar serviços públicos, eleições, educação, segurança e produção de conhecimento.
Isso não significa buscar isolamento nem rejeitar a cooperação internacional. Significa reconhecer que a autodeterminação democrática exige capacidade institucional para proteger dados, fiscalizar tecnologias, formar pesquisadores, reduzir desigualdades de acesso e submeter o poder digital aos direitos fundamentais.
A pergunta sobre quem controla as ferramentas da vida coletiva é, hoje, uma pergunta sobre independência. Quando cidadãos não compreendem os sistemas que condicionam suas escolhas, quando instituições não conseguem auditá-los e quando os benefícios tecnológicos permanecem concentrados, a soberania popular encontra novas formas de limitação.
Uma data e uma tarefa
O 7 de Setembro pode ser celebrado sem ser transformado em uma narrativa de conclusão. A Independência foi um acontecimento decisivo, mas não entregou uma cidadania pronta. Essa cidadania foi ampliada por lutas contra a escravidão, pela participação política, pelos direitos trabalhistas, pela educação, pela igualdade racial, pelos direitos das mulheres, pela redemocratização e por tantas outras disputas que continuam abertas.
Talvez uma relação madura com a história exija justamente sustentar essas duas ideias: reconhecer conquistas e enxergar o que permanece incompleto. A democracia não se fortalece quando o passado é idealizado, mas quando somos capazes de aprender com suas contradições.
Brasil independente e cidadãos livres não são expressões automaticamente equivalentes. Aproximá-las é uma tarefa política, jurídica, educacional e social. Ela exige instituições responsáveis, direitos efetivos, redução das desigualdades, participação pública e autonomia crítica. Exige, sobretudo, compreender que a liberdade de um país não pode ser medida apenas pela ausência de um poder estrangeiro, mas pela presença de cidadãos capazes de participar de seu destino comum.
Mais do que afirmar que a independência aconteceu, o desafio democrático é perguntar, geração após geração, para quem ela se tornou realidade.
Referências e leituras
- ARENDT, Hannah. A condição humana.
- BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade.
- CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho.
- FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes.
- FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.
- HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública.
- KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?
- MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status.
- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social.
- SANTOS, Milton. O espaço do cidadão.
- SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro.
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
- Tribunal Superior Eleitoral — Voto da mulher.